Normas de convivência 2017

01 - UNIFORME:

É de uso diário e obrigatório para todos ao alunos matriculados, desde o Maternal Baby ao 3º ano do Ensino Médio. É de uniforme diário:
1.1 Camiseta oficial do colégio (azul ou branca) com mangas; calça jeans ou de brim, azul ou preta; bermuda ciclista (no joelho) jeans ou de brim, azul ou preta; e, para os alunos do turno vespertino, short saia ou bermuda do colégio;
1.2 Para a educação física: camiseta com ou sem manga e bermuda oficial do colégio;
1.3 Camisetas de eventos do colégio não caracterizam uniforme;
1.4 A calça legging não poderá ser utilizada como uniforme;
1.5 Não será permitida a entrada no colégio de aluno sem o uniforme.


02 - TELEFONE CELULAR:

É totalmente proibido o uso do telefone celular em sala de aula (para docentes e discentes).
2.1 Caso o aluno incorra neste erro, o celular será recolhido pelo professor e só será entregue ao final da aula, mediante assinatura de advertência;
2.2 em caso de reincidência, o aluno será advertido com uma suspensão de 2(dois) dias, e os pais ou responsáveis deverão vir retirar a aparelho no colégio, oportunidade em que assinarão o termo de ciência do ocorrido.


03 - TAREFAS E TRABALHOS:

As tarefas deverão ser feitas em casa, de forma a fixar o conteúdo ministrado pelo professor em sala de aula.
3.1 Caso o aluno não apresente suas tarefas, o fato será comunicado aos pais ou responsáveis e as referidas atividades deverão ser apresentadas na próxima aula da disciplina;
3.2 no caso de reincidência na não realização das tarefas, os pais ou responsáveis deverão comparecer no colégio, junto a Coordenação de Ensino, para as providências necessárias;
3.3 em nenhuma hipótese o aluno poderá deixar de apresentar suas tarefas; caso falte as aulas, ficará sob responsabilidade do aluno inteirar-se do conteúdo e atividades ministradas, junto aos colegas e professores;
3.4 em nenhuma hipótese, o aluno poderá deixar de realizar o trabalho bimestral, que compõe a nota do período, e fazer sua entrega na data previamente acordada. Caso isso ocorra, os pais ou responsáveis serão comunicados; o aluno deverá então realizar seu trabalho, que será entregue em nova data acordada e terá a nota reduzida em até 50%;
3.5 para tornar a comunicação entre escola e família mais rápida e eficaz, será criado, para cada turma do turno matutino, um grupo de WhatsApp, com o consentimento dos pais ou responsáveis, com a finalidade específica do envio de mensagens de caráter pedagógico.


04 - HORÁRIO DE ENTRADA E SAÍDA:

Para os alunos do turno matutino:
- o horário de entrada é até, no máximo, às 2:20 h; a saída para os alunos do Ensino Fundamental ll é 11:40 h e para os alunos do Ensino Médio, 12:30 h.

Para os alunos do turno vespertino:
- o horário de entrada é até, no máximo, às 13:10 e a saída às 17:00 h.
4.1 após o fechamento do portão, a entrada só será permitida mediante uma justificativa plausível dos pais ou responsáveis. Em caso de reincidência, o aluno não terá direito de assistir às aulas do dia;
4.2 para que o aluno seja liberado antes do término das aulas, é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis.


05 - CARTÃO DE IDENTIFICAÇÃO:

O cartão de identificação é de uso pessoal e intransferível. O aluno recebe seu cartão no início do ano letivo, sem ônus. Trata-se do documento de acesso à escola.
5.1 a não apresentação do cartão de identificação será comunicada aos pais ou responsáveis;
5.2 a emissão da 2ª via (ou outras vias) implicará no pagamento de taxa no valor de R$ 30,00 (trinta reais).


06 - AULAS DE APOIO PEDAGÓGICO:

06- AULAS DE APOIO PEDAGÓGCO As aulas de apoio pedagógico do turno matutino são marcadas a partir da necessidade de cada turma, em acordo realizado pelos professores e Coordenação de Ensino.
6.1 para os alunos do Ensino Fundamental ll, as aulas de apoio pedagógico serão ministradas no 6º horário do turno matutino (das 11:40 às 12:30 h);
6.2 para os alunos do Ensino Médio, as aulas de apoio pedagógico serão ministradas no período das 17:40 às 20:00 h.


07 - PERDA DE AVALIAÇÃO:

No início do ano letivo, todo aluno recebe um calendário escolar onde constam informações como: dias letivos, feriados, datas das avaliações e simulados e atividades extras, tais como: Festa Junina, Gincana Ecológica, Workshop e outros.
Caso o aluno perca alguma avaliação, só terá direito a fazer a segunda chamada mediante a apresentação de um atestado médico. Caso a justificativa pela perda seja feita pelos pais ou responsáveis, sem apresentação de atestado médico, deverá ser efetuado o pagamento de R$ 40,00 (quarenta reais), por disciplina.


08 - O ALUNO FORA DE SALA EM HORÁRIO DE AULA:

Não é permitida a permanência de alunos fora da sala no horário das aulas.
8.1 o aluno que estiver fora da sala de aula sem motivo será levado até a Coordenação de Ensino e, após orientações necessárias, será novamente encaminhado à sala;
8.2 em caso de reincidência, os pais ou responsáveis serão informados e convidados a comparecer ao colégio.


09 - INDISCIPLINA EM SALA DE AULA\MUDANÇA DE LUGAR EM SALA DE AULA:

Por tratar-se de um ambiente de aprendizagem, é de fundamental importância manter o clima de disciplina na sala de aula.
9.1 caso incorra em indisciplina em sala de aula, o aluno será convidado a se retirar da sala e será encaminhado à Coordenação de Ensino, para as devidas orientações;
9.2 se reincidente, os pais ou responsáveis pelo alunos serão informados e ao mesmo ficará impedido de assistir aulas por 2 (dois) dias, excetuando-se os dias de avaliação;
9.3 fica a critério do Professor, ou da Coordenação de Ensino, solicitar ao aluno que mude de lugar na sala de aula, quando este atrapalhar o desenvolvimento das atividades;
9.4 a Coordenação de Ensino, juntamente com o corpo docente, pode optar por realizar um mapa de sala;
9.5 não será permitido que o aluno assista às aulas usando boné ou chinelos.


ALGUMAS ORIENTAÇÕES:

Quanto à distribuição dos pontos e média, por bimestre:
1º bimestre 20,0 pontos / média 12,0
3º bimestre 25,0 pontos / média 15,0
2º bimestre 25,0 pontos / média 15,0
4º bimestre 30,0 pontos / média 18,0


QUANTO ÀS RECUPERAÇÕES (ENS. FUNDAMENTAL E ENS. MÉDIO):

Será oferecida a recuperação semestral, que avaliará o rendimento ao final do 1º e 2º bimestres (no mês de Julho) – o aluno que não atingir a média (60%), que totalizará 27,0 pontos, poderá realizar está recuperação. Juntamente com o boletim do 2º bimestre, estará fixado o conteúdo para a prova de recuperação e um trabalho (trabalho no valor de 10,0 pontos e prova no valor de 35,0 pontos), bem como uma data, no mês de agosto, para que o aluno faça a entrega do trabalho e realize a avaliação; assim, distribuídos novamente os 45,0 pontos, o discente que atingir 27,0 pontos, terá a média lançada em seu boletim. Ao final do ano letivo, caso o aluno não tenha atingido o mínimo de 60,0 pontos em alguma disciplina, ele fará a recuperação final. Vale ressaltar que os alunos do Ensino Fundamental poderão realizar, no máximo, 05 (cinco) conteúdos de recuperação e os alunos do Ensino Médio, no máximo, 06 (seis) conteúdos.


DATA PARA AVALIAÇÕES (toda 6ª feira)

6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL AO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO:



SIMULADOS:

1º Bimestre -> 27 e 28 de Março (segunda e terça-feira)
2º Bimestre -> 12 e 13 de Julho (quarta e quinta-feira)
3º Bimestre -> 27 e 28 de Setembro (quarta e quinta-feira)
4º Bimestre -> 06 e 07 de Dezembro (quarta e quinta-feira)


QUANTO À RECUPERAÇÃO (ENS. FUNDAMENTAL II - DO 2º AO 5º ANO:

Para as turmas do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental l será oferecida a recuperação final.


DATA PARA AS ATIVIDADES AVALIATIVAS – 2º| 5º ANO DO ENS. FUNDAMENTAL:




IMPORTANTE:


1) o uniforme é de uso obrigatório nas aulas diárias como também nas aulas de Educação Física;
2) é necessário que o aluno apresente todos os dias o cartão de identidade estudantil;
3) as mensalidades podem ser pagas, na secretária da escola, até a data de vencimento, com 5% de desconto.